sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

O uso do BLOG como recurso didático na Educação Básica


BLOG

Livro ser protagonista/ Biologia ensino médio 2º coleção0072P18113/ 2016   organizações SM Editora responsável Lia Monguilhott Bezerra

Texto produzido por: Rosimeire Morais Cardeal Simão


A utilização do blog como recurso didático pode se dá de diversas maneiras uma maneira pode ser dividindo a turma em grupos, mas que cada grupo fica responsável por manter o seu blog atualizado de acordo com a demanda da disciplina, isso pode acontecer durante todo o ano.  Tudo que ocorrerá durante as aulas daquela disciplina o grupo poderá publicar os relatórios dessas atividades, o passo a passo dos experimentos que venham a acontecer nessas aulas, todas as etapas de estudo, dados da atividade de campo, campanhas, divulgação de mostras.

Na escola os blogs podem servir a vários fins, podem ser: o portal da escola; o espaço de divulgação de ações ou projetos específicos; o espaço de acompanhamento e gestão da escola; entre outros (OLIVEIRA, 2007). Desse modo, a utilização do web blog, ou blog em sua forma popularizada, pode ser um instrumento de apoio por apresentar ao professor e ao estudante inúmeras possibilidades de seu uso (BARBOSA e SERRANO, 2005).

De maneira que cada grupo possa ler, comentar as publicações do outro grupo a cada nova atualização. Assim, o grupo que fez a postagem poderá responder, e o(a) professor deve complementar quando se fizer necessário, mas não se deve esquecer que cada dúvida precisa ser tirada e nenhuma delas venham a ficar sem resposta. A maioria dos blogs é primariamente textual, embora possam ter parte do conteúdo visual focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música, áudio, formando ampla rede de mídias sociais (MARINHO, 2007) e para isso se faz necessário que para haver atualização desses blogs, pode ser feita também um único blog para a turma e todos se reversarem nas atualizações.

Além disso, é possível criar diários coletivos, mantidos por vários usuários (ROCHA, 2003; ZAGO, 2008; FOLHA DE SÃO PAULO, 2003). A cada nova postagem, cada aluno vai ler e comentar, assim, o interesse neste recurso se deve à simplicidade de uso, ou seja, com poucos cliques, qualquer internauta pode criar seu próprio diário virtual, mesmo que não tenha conhecimentos de programação podendo lançar críticas ou dúvidas acerca do que foi publicado, dessa maneira é uma forma de discutir amplamente os conteúdos dados em sala de aula. A maioria dos recursos da internet, dentre elas o blog que é um dos mais novos da rede mundial de computadores, não foram criados especificamente para a escola. Mas nos parece uma grande opção ofertada a ela, para seus professores e gestores, enquanto alternativa para uso na educação escolar (MARINHO, 2007).

E por ser um recurso inovador cheio de desafios e que pode ser amplamente utilizado na área de educação, desenvolvendo possibilidades de interação entre os estudantes como alternativa viável de promover o aprendizado. Assim, Para Richardson (2006) são vários os motivos pelos quais os blogs se apresentam como elementos de utilização interessante para a escola.

A experiência do blog como ferramenta educacional pode ser enriquecida se houver o envolvimento de outras disciplinas, tornando um projeto interdisciplinar. Para tanto, é algo a ser discutido no meio escolar. Vale lembrar que toda incursão no mundo virtual requer cuidado para preservar o educando de qualquer conteúdo alheio as questões educacionais.

A escolha do blog se dá em virtude da sua aplicabilidade, ele se distingue de todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chats, etc.) por ser uma forma dinâmica e de interação e de facilidade de acesso e de atualização. Nesse sentido os blogs podem ser adotados pela escola como um recurso útil para os mais diversos assuntos e atividades. Desse modo, deveriam ser considerados pela escola como estratégia relevante nas ações de formação e comunicação. Essa atividade alinha-se ao que se espera dos anos finais do ensino fundamental e, na sequência, do ensino médio, ao colocar os educandos no papel de produtores e divulgadores de conhecimento.

Estudos recentes demonstram ainda que essa atividade melhora a produção de texto (WANG, 2008) e facilita o contato dos educandos com pessoas interessadas em temas comuns ou relacionados as suas postagens ( GAUDEUL, 2010) Entre outras razões apontadas pelos autores, podemos perceber que é uma ferramenta de aprendizagem e que tem audiência potencial significativa e que ultrapassa os limites da escola, permitindo assim, que aquilo que os estudantes produzem de relevante vá muito além da sala de aula e que sirvam de arquivos para a aprendizagem construída pelos estudantes e professores, além de ser uma ferramenta democrática que permite vários formas de escrita. Os blogs educacionais são considerados por Glogoff (2005) ferramentas instrucionais centradas na aprendizagem.



Construção do Blog



O blogs é uma expressão em inglês web log, representa um diário de rede online surgiram à partir da necessidade de criar um espaço de divulgação de informações e interação entre estudantes, professores, profissionais da área e outros interessados. O blog é também uma oportunidade de levar o conhecimento adquirido para além dos limites da escola, o que pode estimular o engajamento dos educandos dentro e fora do mundo virtual.

Essa atividade alinha-se ao que se espera dos anos finais do ensino Fundamental e, na sequência, do Ensino médio, ao colocar os educandos no papel de produtores e divulgadores de conhecimento. Estudos recentes demonstram ainda que essa atividade melhora a produção de texto (WANG,2008) e facilita o contato dos educadores com pessoas interessadas em temas comuns ou relacionados a suas postagens (GAUDEUL, 2010).

O fato de permitirem que o leitor deixe comentário, os quais podem ser respondidos pelo autor do blog ou por vários leitores, criou um interessante e inusitada possibilidade de interação com o público e entre o público, que pode ser bastante enriquecedora do ponto de vista educacional, desde que bem explorada. O blog é uma modalidade de debate virtual difere substancialmente do debate presencial em sala de aula; por isso, é importante definir com os educandos algumas regras sobre como utilizar esse recurso e estar pronto para atuar como mediador de comentários.   

A atualização do blog como recurso didático pode se dá de diversas formas: a turma pode ser divididas em grupos, cada grupo ficando responsável por seu próprio blog ao longo do ano, mantendo-o atualizado de acordo com a demanda da disciplina; podem ser publicados relatórios de atividades, passo a passo de experimentos, etapas de estudos, dados de atividades de campo, campanhas, divulgação de mostras, entre outros. A cada nova atualização, todos os grupos devem ler e comentaras publicações dos outros; caso surjam questionamentos, o grupo autor do post deve responder, e o (a) educador(a) deve complementar quando necessário. É importante cuidar para que as dúvidas não fiquem sem respostas.

No ambiente virtual, informações sobre os fungos podem ser apresentadas em linguagem apropriada ao público alvo, que estará conectado ao sistema com a possibilidade de enviar suas dúvidas e sugestões. O blog se apresenta como ferramenta pedagógica estratégica para o ensino, pois seu uso desafia os professores a desenvolverem contextos de interação que estimulam a criatividade e o aprendizado, além de contribuir enquanto viabilizador do conhecimento (BARBOSA e SERRANO, 2005).

Desse modo, o blog, podem ser lidos e eventualmente comentados por qualquer pessoa. Em pouco tempo tornaram-se uma das ferramenta de comunicação mais populares  do mais são simples de criar e fáceis de atualizar internet, basicamente porque  localizado no endereço eletrônico, o blog pode ser criado com o intuito de trazer: informações pertinentes e relatos de experiência sobre a à temática em questão, ciência pouco discutida quanto à sua importância para os seres vivos e para o meio ambiente de uma maneira geral; atividades pedagógicas desenvolvidas utilizando os recursos didáticos elaborados e aplicados com os estudantes; interação entre estudantes e professores com as novas tecnologias; oportunidade de trocas de experiências e discussões sobre vários temas relacionados aos fungos.

O blog  com o tempo perdem o caráter pessoal e ganham enfoques temáticos, sendo úteis na publicação de relatos, ciência, entre outros , além de terem se configurado  como uma poderosa fermenta do jornalismo opinativo, se apresenta como mecanismo auxiliar para a produção de possíveis mecanismos de gestão, especificamente voltados ao ensino de ciências e biologia, podendo ser adotado por Secretarias de Educação com vistas a maior inserção não só da escola pesquisada como também do Município, como também em outros Municípios do Estado da Bahia.

A proposta do blog tem como objetiva instigar o aluno a aprender sobre fungos por meio de pesquisa de campo e incentivar a participação dos alunos dentro de uma atividade diferenciada que envolve a iniciativa, a participação e envolvimento, tanto individual quanto coletivo no registro e na articulação na construção de novos conhecimentos.






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