sexta-feira, 11 de janeiro de 2019


MAPA DE CONCEITOS COMO FORMA DE UMA APENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Texto produzido por: Rosimeire Morais cardeal Simão



Mapa de conceitos são diagramas bidimensionais que relacionam conceitos de uma determinada área de conhecimento. A construção de mapas conceituais na maneira proposta por Novak e Gowin (Novak, 1998; Novak e Gowin, 1999) considera uma estruturação hierárquica dos conceitos que serão apresentados tanto através de uma diferenciação progressiva quanto de uma reconciliação integrativa.

O termo conceito tem diversas conotações dependendo do contexto em que é utilizado. Conhecer e compreender as características que definem um conceito é essencial para aprendê-lo. Os mapas de conceitos foram desenvolvidos desde a década de 1970 pela equipe Joseph Novak para serem utilizados em pesquisas educacionais. No entanto, devido à grande importância dessa ferramenta no ensino aprendizagem eles passaram a serem usados em outras atividades que envolvem estruturação de conhecimento.

De maneira geral um mapa conceitual torna mais fácil a percepção e compreensão de eventos por diversos motivos, por exemplo, existe uma grande proximidade entre a memória visual e as imagens que são apresentadas, e devido as suas propriedades visuais espaciais, seu processamento requer um número menor de transformações cognitivas que o processamento de um texto, e desse modo não excede as limitações da memória de curto prazo (Vekiri, 2002: 281).

Sobre o emprego de mapa de conceitos em biologia, Schmidt e Telaro (1990), dizem o seguinte: “Biologia é tão difícil de se aprender porque lida com uma quantidade de conceitos não familiares ao aprendiz e que representam relações complexas entre si. A estratégia dos estudantes para lidar com material não-familiar [ e sem ligação evidente com sua rede cognitiva] é o aprendizado por memorização, que falha completamente diante das complexas interações conceituais inerentes a biologia.

Nesse sentido, os mapas de conceitos favorecem o aprendizado com significado e parecem ser o caminho ideal para tratar o conteúdo biológico”. Segundo David Ausubel o ser humano constrói significados de maneira mais eficiente quando considera inicialmente a aprendizagem das questões mais gerais e inclusivas de um tema, diante disso, os mapas de conceitos é de grande importância no planejamento e na preparação de atividades didáticas, além de auxiliarem os estudantes em sua aprendizagem formativa.

A teoria de Ausubel considera dois tipos de aprendizagem: a aprendizagem por descoberta e a aprendizagem por recepção. Entende-se aprendizagem por recepção aquela em que o professor apresenta o novo conhecimento pronto para o aprendiz; já na aprendizagem por descoberta, o aprendiz é levado à construção dos conceitos e significados presentes no conhecimento a ser aprendido. Por outro lado, a teoria da aprendizagem significativa admite que o novo conhecimento pode ser incorporado à estrutura cognitiva do aprendiz por meio de duas formas: mediante a aprendizagem mecânica ou a aprendizagem significativa.

E quando o estudante aprende a fazer mapas de conceitos, estes também podem ser usados como poderoso instrumentos de avaliação. Assim cabe ao professor a tarefa de ensinar aos seus alunos como elaborar os mapas de conceitos, iniciando com a identificação das ideias e conceitos mais importantes em determinados assuntos. “O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos.” (Ausubel et al., 1980). Antes mesmo que se iniciem as atividades de ensino, todo educando apresenta conhecimentos relacionados a três tipos de conteúdos de aprendizagem (ZABALA,1998).

Esses conhecimentos devem ser identificados e valorizados pelos professores, pois se constituem poderosas ferramentas com as quais os alunos podem superar dificuldades ao longo da aprendizagem, passando a desenvolver outros conteúdos. Esse processo, por si só, já ajuda a separar os princípios gerais dos detalhes. Novak e Gowin (1996) propõe uma espécie de estratégia para ensinar aos estudantes a construção de mapas de conceitos, que seguem: caracterizando objetos e eventos; trabalhando com a noção de conceito; apresentando as palavras de ligação; distinguindo nomes próprios de conceitos; construindo proposições; aprendendo novos conceitos.

Ao promover abordagens de ensino que valorizam o que os alunos sabem, contribuem para sua autonomia, Freire (1997) compreende que, quando se garante a autonomia aos educandos, eles são estimulados a recorrer a seus próprios recursos, favorecendo muito sua aprendizagem. Vale destacar que os professores nunca devem deixar seus alunos sozinhos na tarefa de aprender, mas precisam motivá-los continuamente. Segundo Ausubel, Novak e Hanesian (1980), a motivação aumenta o esforço, a atenção e a prontidão dos educandos para aprender.

Dessa forma, a concepção de educandos ativos está de acordo com o conceito de aprendizagem significativa, mas não se deve ignorar a afetividade nesse processo, de forma que ela exerce muitas influencias sobre a motivação e, consequentemente, em relação à aprendizagem. Para Novak (1981), a experiência emocional acompanha a aprendizagem cognitiva, segundo ele é essencial acolher os alunos, valorizando situações em que sua autoestima seja valorizada.

Normalmente, a aprendizagem por recepção significativa ocorre à medida que o material de instrução potencialmente significativo entra no campo cognitivo do aprendiz, interage com o mesmo e é ancorado, de forma adequada, a um sistema conceitual relevante e mais inclusivo. (Ausubel, 2003: 60).

A aprendizagem significativa pressupõe uma interação entre o novo conhecimento e os conceitos prévios já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. Ausubel nomeia esses conhecimentos prévios de subsunçores. Desta forma, a teoria da aprendizagem significativa considera um dos fatores que influencia esse tipo de aprendizagem é a disposição do aprendiz em fazer interações substanciais entre o novo conhecimento e os elementos, relacionados a ele, já existentes em sua estrutura cognitiva.

Essas técnicas de elaboração dos mapas conceituais feitas pelo professor e pesquisador norte americano Joseph D. Novak, da Universidade de Cornell, e seus colaboradores, teve como objetivo de instrumentalizar teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Para tanto, Novak utilizou os mapas como ferramenta para organizar e representar a estrutura dos conceitos e suas relações, e isto é possível mediante a forma de representação dos mapas, com os conceitos ligados por meio de proposições, que para Novak são frases que se tornam declarações significativas. Foi assim que os autores perceberam e entraram em consenso que havia contribuições significativas na aprendizagem através dos mapas conceituais.

Para Ausubel, Novak e Hanesian (1980), na aprendizagem significativa ocorre reorganização da estrutura cognitiva, a qual é entendida como o conteúdo total das ideias de um indivíduo e sua organização, ou o conteúdo e a organização de suas ideias em uma área particular de conhecimento.

Novak (1981) entende que a estrutura cognitiva   está organizada segundo uma hierarquia conceitual. No topo dessa hierarquia estariam as ideias e conceitos mais amplos, conhecidos como mais gerais. No extremo, na base, estariam ideias ou conceitos menos amplos, isto é, com maiores níveis de detalhamento. Os extremos não estariam isolados, mas ligados via outras ideias ou conceitos localizados em níveis intermediários.

Moreira(1982) afirma que, para identificar evidencias da ocorrência da aprendizagem significativa, os educandos devem responder a questões que envolvam soluções de problemas, sendo-lhe nova no sentido de exigirem a máxima transformação do conhecimento trabalhado no processo de aprendizagem. Nesse sentido, até mesmo testes familiares aos educandos poderiam ser apresentados com enunciado diferente dos originais ou inseridos em outro contexto.




 
Livro ser protagonista/ Biologia ensino médio 2º coleção0072P18113/ 2016   organizações SM Editora responsável Lia Monguilhott Bezerra







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