sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A FERMENTAÇÃO NO DIA A DIA



A FERMENTAÇÃO NO DIA A DIA

Coleção 0208P18113 Biologia ensino médio autora Vivian L. Mendonça vol2 2º ano editora AJS,2016

Os alunos podem realizar essa prática na escola desde que existam um local e as condições adequadas para isso. Ressalte aos alunos a importância da higiene no preparo dos alimentos, como lavar as mãos com água e sabão e prender os cabelos longos. É preciso que uma pessoa adulta leve a massa ao forno e retire-a no tempo certo. Elabore questões de interpretação que façam os alunos.



PRODUÇÃO DO PÃO DOCE CASEIRO

INGREDIENTES

·         1 tablete de fermento biológico (15g);

·         1 lata de leite condensado;

·         1 quilograma de farinha de trigo;

·         1 xícara de água morna;

·         2 colheres(sopa)de manteiga;

·         1 ovo;

·         1 colher de (café) de sal;

·         2 tigelas grandes;

·         1 assadeira(tabuleiro)

O fermento biológico, constituído da levedura Saccharomyces cerevisiae, pode ser encontrado fresco (em tablete) ou seco. Deve-se observar, em qualquer um dos casos, se o fermento está dentro do prazo de validade. No caso do fermento fresco, é importante notar, ao abrir a embalagem, se o tablete possui aspecto liso e brilhante, sem rachaduras.

A receita básica para fazer o pão doce começa assim: em uma tigela, dilua o leite condensado com água morna, utilizando as quantidades indicadas. Dissolva ai o fermento biológico. O leite condensado, feito de leite e açúcar, ativa o metabolismo das leveduras e, consequentemente, o crescimento da massa. A água morna vai dissolver o fermento, mas é possível acelerar o processo mexendo com uma colher.

Junte a farinha em quantidade suficiente para que se forme uma massa liquidada, semelhante à consistência de massa crua de panqueca. Cubra a massa com filme plástico ou com um pano e deixe descansar. Se o dia estiver quente e abafado, a própria temperatura ambiente facilitará a ação do fermento. Em cerca de uma hora a massa deverá ter aumentado de volume e formado bolhas. Se o dia estiver frio e úmido, coloque a tigela em um lugar aquecido e sem ventilação.

Coloque farinha de trigo na tigela grande (ou bacia) e abra uma cova. Adicione ali a manteiga, o ovo e o sal e despeje a massa fermentada sobre esses ingredientes. Com a ponta dos dedos, misture-os e adicione água aos poucos para dar liga. Estique e sove a massa durante cerca de 5 minutos, até que fique bem firme e lisa. Dê o formato que quiser (você pode até colocar um recheio). Coloque o pão na assadeira, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume. Depois que isso acontecer, coloque o pão no forno, que deve estar previamente aquecido, por meia hora.

Dica: para saber quando o pão está pronto para ser assado, separe uma bolinha da massa, na hora de colocá-lo para descansar. Mergulhe essa bolinha em um copo com água e observe. Quando a bolinha flutuar, a massa estará crescida e pronta para assar.



COMENTÁRIO

Com a fermentação, desprende-se gás carbônico, que se acumula em pequenas bolsas dentro da massa; ela, então, vai se estofando à medida que aumenta a quantidade de gás carbônico dentro das bolsas formadas pela fermentação. Como a massa aumenta de volume, sem aumentar de peso, a sua densidade vai diminuindo aos poucos. O que está acontecendo com a bolota mergulhada na água está acontecendo também com a massa fora do copo. Nessa altura, a massa, já bem macia, estará pronta para ir ao forno.

Para essa atividade, sugerimos a leitura do artigo “Saberes populares fazendo-se saberes escolares: Um estudo envolvendo a produção artesanal do pão”, disponível no link citado a seguir. Ali são propostas atividades relacionadas à densidades e à cinética das reações da fermentação, o que sugere um trabalho interdisciplinar do tema, a ser desenvolvido com a área de química.



Saiba mais:

VENQUIARUTO,L et al. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do pão. Quimica nova na scola,v.33,n.3,ago.2011,p.135-141. Disponível em:http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_3/135-QS0511.pdf.Acesso em:18abr.2016.

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