BLOG
Livro
ser protagonista/ Biologia ensino médio 2º coleção0072P18113/ 2016 organizações SM Editora responsável Lia
Monguilhott Bezerra
Texto produzido por: Rosimeire Morais Cardeal Simão
A
utilização do blog como recurso didático pode se dá de diversas maneiras uma
maneira pode ser dividindo a turma em grupos, mas que cada grupo fica
responsável por manter o seu blog atualizado de acordo com a demanda da
disciplina, isso pode acontecer durante todo o ano. Tudo que ocorrerá durante as aulas daquela
disciplina o grupo poderá publicar os relatórios dessas atividades, o passo a
passo dos experimentos que venham a acontecer nessas aulas, todas as etapas de
estudo, dados da atividade de campo, campanhas, divulgação de mostras.
Na
escola os blogs podem servir a vários fins, podem ser: o portal da escola; o
espaço de divulgação de ações ou projetos específicos; o espaço de
acompanhamento e gestão da escola; entre outros (OLIVEIRA, 2007). Desse modo, a
utilização do web blog, ou blog em sua forma popularizada, pode ser um
instrumento de apoio por apresentar ao professor e ao estudante inúmeras
possibilidades de seu uso (BARBOSA e SERRANO, 2005).
De
maneira que cada grupo possa ler, comentar as publicações do outro grupo a cada
nova atualização. Assim, o grupo que fez a postagem poderá responder, e o(a)
professor deve complementar quando se fizer necessário, mas não se deve
esquecer que cada dúvida precisa ser tirada e nenhuma delas venham a ficar sem
resposta. A maioria dos blogs é primariamente textual, embora possam ter parte
do conteúdo visual focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos,
música, áudio, formando ampla rede de mídias sociais (MARINHO, 2007) e para
isso se faz necessário que para haver atualização desses blogs, pode ser feita
também um único blog para a turma e todos se reversarem nas atualizações.
Além
disso, é possível criar diários coletivos, mantidos por vários usuários (ROCHA,
2003; ZAGO, 2008; FOLHA DE SÃO PAULO, 2003). A cada nova postagem, cada aluno
vai ler e comentar, assim, o interesse neste recurso se deve à simplicidade de
uso, ou seja, com poucos cliques, qualquer internauta pode criar seu próprio
diário virtual, mesmo que não tenha conhecimentos de programação podendo lançar
críticas ou dúvidas acerca do que foi publicado, dessa maneira é uma forma de
discutir amplamente os conteúdos dados em sala de aula. A maioria dos recursos
da internet, dentre elas o blog que é um dos mais novos da rede mundial de
computadores, não foram criados especificamente para a escola. Mas nos parece uma
grande opção ofertada a ela, para seus professores e gestores, enquanto
alternativa para uso na educação escolar (MARINHO, 2007).
E
por ser um recurso inovador cheio de desafios e que pode ser amplamente
utilizado na área de educação, desenvolvendo possibilidades de interação entre
os estudantes como alternativa viável de promover o aprendizado. Assim, Para
Richardson (2006) são vários os motivos pelos quais os blogs se apresentam como
elementos de utilização interessante para a escola.
A
experiência do blog como ferramenta educacional pode ser enriquecida se houver
o envolvimento de outras disciplinas, tornando um projeto interdisciplinar.
Para tanto, é algo a ser discutido no meio escolar. Vale lembrar que toda
incursão no mundo virtual requer cuidado para preservar o educando de qualquer
conteúdo alheio as questões educacionais.
A
escolha do blog se dá em virtude da sua aplicabilidade, ele se distingue de
todas as outras formas de relacionamento virtual (e-mail, chats, etc.) por ser
uma forma dinâmica e de interação e de facilidade de acesso e de atualização.
Nesse sentido os blogs podem ser adotados pela escola como um recurso útil para
os mais diversos assuntos e atividades. Desse modo, deveriam ser considerados
pela escola como estratégia relevante nas ações de formação e comunicação. Essa
atividade alinha-se ao que se espera dos anos finais do ensino fundamental e,
na sequência, do ensino médio, ao colocar os educandos no papel de produtores e
divulgadores de conhecimento.
Estudos
recentes demonstram ainda que essa atividade melhora a produção de texto (WANG,
2008) e facilita o contato dos educandos com pessoas interessadas em temas
comuns ou relacionados as suas postagens ( GAUDEUL, 2010) Entre outras razões
apontadas pelos autores, podemos perceber que é uma ferramenta de aprendizagem
e que tem audiência potencial significativa e que ultrapassa os limites da
escola, permitindo assim, que aquilo que os estudantes produzem de relevante vá
muito além da sala de aula e que sirvam de arquivos para a aprendizagem
construída pelos estudantes e professores, além de ser uma ferramenta
democrática que permite vários formas de escrita. Os blogs educacionais são
considerados por Glogoff (2005) ferramentas instrucionais centradas na
aprendizagem.
Construção do Blog
O
blogs é uma expressão em inglês web log, representa um diário de rede online surgiram
à partir da necessidade de criar um espaço de divulgação de informações e
interação entre estudantes, professores, profissionais da área e outros
interessados. O blog é também uma oportunidade de levar o conhecimento
adquirido para além dos limites da escola, o que pode estimular o engajamento
dos educandos dentro e fora do mundo virtual.
Essa
atividade alinha-se ao que se espera dos anos finais do ensino Fundamental e,
na sequência, do Ensino médio, ao colocar os educandos no papel de produtores e
divulgadores de conhecimento. Estudos recentes demonstram ainda que essa
atividade melhora a produção de texto (WANG,2008) e facilita o contato dos
educadores com pessoas interessadas em temas comuns ou relacionados a suas
postagens (GAUDEUL, 2010).
O
fato de permitirem que o leitor deixe comentário, os quais podem ser
respondidos pelo autor do blog ou por vários leitores, criou um interessante e
inusitada possibilidade de interação com o público e entre o público, que pode
ser bastante enriquecedora do ponto de vista educacional, desde que bem
explorada. O blog é uma modalidade de debate virtual difere substancialmente do
debate presencial em sala de aula; por isso, é importante definir com os
educandos algumas regras sobre como utilizar esse recurso e estar pronto para
atuar como mediador de comentários.
A
atualização do blog como recurso didático pode se dá de diversas formas: a
turma pode ser divididas em grupos, cada grupo ficando responsável por seu
próprio blog ao longo do ano, mantendo-o atualizado de acordo com a demanda da
disciplina; podem ser publicados relatórios de atividades, passo a passo de
experimentos, etapas de estudos, dados de atividades de campo, campanhas,
divulgação de mostras, entre outros. A cada nova atualização, todos os grupos
devem ler e comentaras publicações dos outros; caso surjam questionamentos, o
grupo autor do post deve responder, e o (a) educador(a) deve complementar
quando necessário. É importante cuidar para que as dúvidas não fiquem sem
respostas.
No ambiente
virtual, informações sobre os fungos podem ser apresentadas em linguagem
apropriada ao público alvo, que estará conectado ao sistema com a possibilidade
de enviar suas dúvidas e sugestões. O blog se apresenta como ferramenta
pedagógica estratégica para o ensino, pois seu uso desafia os professores a
desenvolverem contextos de interação que estimulam a criatividade e o
aprendizado, além de contribuir enquanto viabilizador do conhecimento (BARBOSA
e SERRANO, 2005).
Desse
modo, o blog, podem ser lidos e eventualmente comentados por qualquer
pessoa. Em pouco tempo tornaram-se uma das ferramenta de comunicação mais
populares do mais são simples de criar e
fáceis de atualizar internet, basicamente porque localizado no endereço eletrônico, o blog
pode ser criado com o intuito de trazer: informações pertinentes e relatos de
experiência sobre a à temática em questão, ciência pouco discutida quanto à sua
importância para os seres vivos e para o meio ambiente de uma maneira geral;
atividades pedagógicas desenvolvidas utilizando os recursos didáticos
elaborados e aplicados com os estudantes; interação entre estudantes e
professores com as novas tecnologias; oportunidade de trocas de experiências e
discussões sobre vários temas relacionados aos fungos.
O blog com o
tempo perdem o caráter pessoal e ganham enfoques temáticos, sendo úteis na
publicação de relatos, ciência, entre outros , além de terem se
configurado como uma poderosa fermenta
do jornalismo opinativo, se apresenta como mecanismo auxiliar para a
produção de possíveis mecanismos de gestão, especificamente voltados ao ensino
de ciências e biologia, podendo ser adotado por Secretarias de Educação com
vistas a maior inserção não só da escola pesquisada como também do Município,
como também em outros Municípios do Estado da Bahia.
A
proposta do blog tem como objetiva instigar o aluno a aprender sobre fungos por
meio de pesquisa de campo e incentivar a participação dos alunos dentro de uma
atividade diferenciada que envolve a iniciativa, a participação e envolvimento,
tanto individual quanto coletivo no registro e na articulação na construção de
novos conhecimentos.
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