MURAL
Ao
expor todas as atividades realizadas, ficou demonstrado que os alunos buscaram
uma compreensão maior do conhecimento de forma interessante, ativa,
participativa, repleta de novidades e saberes diversos. Delizoicov, Angotti e
Pernambuco (2002, p. 122) consideram ponto importante para o ensino de ciências
que o estudante seja sujeito de sua aprendizagem; como alguém que realiza a
ação, e não que a sofre ou recebe. Assim,
[...] a aprendizagem é um processo interno que
ocorre como resultado da ação de um sujeito. Só é possível ao professor mediar,
criar condições, facilitar a ação do aluno de aprender, ao veicular um
conhecimento como seu porta-voz [...] se a aprendizagem é resultado de ações de
um sujeito, não é resultado de qualquer ação: ela se constrói em uma interação
entre esse sujeito e o meio circundante.
Sendo
assim, ao visualizar o mural, podem-se perceber diferentes olhares de produção,
saberes e sensações. E ao ser proporcionada a relação de espaço e produção com
a confecção do mural tanto alunos como professor puderam reconhecer e valorizar
os conhecimentos ali produzidos.
Na
avaliação da produção final do mural, e ao ver os alunos confeccionando-o com
tanto envolvimento, motivação e aprendizagem, é justo que reconheçamos que , em
tal experiência, vivemos a disponibilidade, seriedade, o diálogo e os
conhecimentos necessários para o bom resultado do trabalho. Isso porque,
[...] quando
vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar / aprender participamos
de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, pedagógica, estética
e ética, em que a boniteza deve-se achar-se de mãos dadas com a decência e com
a seriedade ( FREIRE, 1996, p. 26).
Livro ser protagonista/
Biologia ensino médio 2º coleção0072P18113/ 2016 organizações SM Editora responsável Lia
Monguilhott Bezerra
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