quinta-feira, 20 de setembro de 2012

projeto "A disputa dos elemntos químicos"

TEMA: Elementos químicos
 
OBJETIVO GERAL
Reconhecer através da ministração deste projeto a necessidade de obter mais conhecimentos sobre os elementos químicos, para poder usufruir mais de suas inúmeras utilidades indispensáveis aos seres humanos.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 
Ø  Reconhecer através do texto a importância da química para a nossa vida;
 
Ø  Identifiquem na tabela periódica os nomes, símbolos e o número atômico e numero de massa dos elementos químicos;
 
Ø  Observe através dos textos a importância que alguns elementos têm para a nossa saúde;
 
Ø  Reconhecer através da pesquisa os benefícios ou os malefícios  que os elementos químicos proporciona ao homem;
 
Ø  Identifique no centro de interesse os elementos utilizados em nosso dia-a-dia ou essenciais para a nossa vida.
 
 
 
 
JUSTIFICATIVA
A química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nossa vida cotidiana. Essa grande ciência esta presente ativamente em vários setores de nossa modernidade. Diante disso é perceptível a necessidade de trabalhamos com os elementos químicos sendo estes tão presentes e indispensáveis as nossas vidas.
     Nesta visão sabendo-se das dificuldades de trabalhar esse conteúdo, torna-se claro a necessidade de desenvolver este projeto para melhor, aprendizagem dos alunos. Na química encontramos vários elementos químicos que o homem extrai de complexa e prolongada evolução do planeta estes estão dispersos por várias partes do universo e deve ser preservado o máximo pela necessidade que o ser humano tem de usufruir de suas inúmeras funções.
     Sendo assim é necessário que os educandos reconheçam a importância de alguns elementos para saúde humana como: ferro que e um nutriente essencial para a vida e ativa na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo e a consequência que este pode acarretar para o organismo. Neste âmbito este projeto visa além de ampliar os conhecimentos dos educandos sobre os elementos químicos mostrar como a ingestão de alguns deles é fator primordial para a manutenção da saúde de forma global.
 
 
 
 
 
 
A DISPUTA ENTRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS

NARRADOR

Você já pensou como seria a vida sem a eletricidade? Ou sem os antibióticos e outros medicamentos?

Imagine se não existisse o náilon e o poliéster, os plásticos e os aparelhos eletrônicos! Tudo isso se torna mais cômodo no nosso dia-a-dia, além de, em muitas circunstâncias garantir nossa sobrevivência.

Uma infinidade de produtos é fruto do recente desenvolvimento científico e tecnológico, que ao longo dos últimos sem anos, tornaram-se cada vez mais acelerado.

Representam o resultado de uma aventura e do contínuo esforço da mente humana, sempre em busca da superação de desafios. Essa é a aventura da ciência.

Podemos entender a ciência como uma procura sistemática da verdade que segue métodos bem definidos para compreender melhor o homem, a vida na natureza.

O ponto de partida da ciência é a curiosidade. É ela que leva o homem a abandonar o comodismo e a falsa segurança das explicações superficiais, movendo-o em busca  da razão profunda das coisas.

A curiosidade é uma característica comum a todos os cientistas, eles estão sempre formulando perguntas e observando o mundo que os rodeia com uma visão mais penetrante.

E para provar o que estamos falando, convido a todos vocês para utilizar esta curiosidade e assistir nossa encenação.


NARRADOR: Certo dia os elementos químicos se reuniram para escolher quem era o mais importante da tabela periódica.

O ser humano logo ficou bastante animado com a ideia e disse:

SER HUMANO: afinal de contas nós dependemos de muitos destes, tanto para a nossa saúde como em nosso cotidiano

NARRADOR: Logo que começou a reunião o OURO já se levantou e começou a falar:

 

OURO: Eu sou o mais importante, comigo o ser humano se enfeita, faz joias, peças de decoração enfim eu...

CÁLCIO: Epa! , eu o cálcio que sou o mais importante, fortaleço os dentes, os ossos e os dentes, pense como seria sua vida sem mim.

NARRADOR: Nesse momento entra o IODO e começa a falar:

IODO: ora amigo cálcio não seja arrogante, eu o iodo é que desempenho a principal função no corpo, sem mim você pode até desenvolver a glândula da tireoide e ficar com um grande bócio no pescoço.

NARRADOR: Entra o FERRO e diz:

 

FERRO: Pare com isso, eu sou o principal elemento químico, formo a hemoglobina proteína que transporta oxigênio no sangue e não tem mais discussão.

 

NARRADOR: nesse momento, esbravejando e com muita raiva entram o CLORO e o SÓDIO e já intimam os outros elementos:

 

CLORO e SÓDIO: cale a boca ferro, nós é que somos  importantes, CLORO e SÓDIO, juntos formamos o sal de cozinha. Já pensou uma comida sem sal, não tem sabor, além disso...

 

NARRADOR: Olha só quem fala, diz o ALUMÍNIO, que chaga num brilho reluzente e ofusca o olhar dos outros.

 

ALUMÍNIO: Pare com isso, eu o alumínio sou leve e maleável, faço panelas, papel alumínio, embalagens de alimentos.

COBRE: Epa! Eu o cobre, conduzo bem a eletricidade, sou usado para fios elétricos. Já pensou viver na escuridão?

 

MERCÚRIO: Que escuridão que nada! eu o mercúrio sou usado em termômetros para medir a temperatura do corpo o que seria dos doentes para medir o grau de febre?

 

NARRADOR: Olha o calor que está fazendo, o clima esta esquentando, vejam só quem vem ai.

FLÚOR: Que temperatura que nada! Eu o FLÚOR  é que sou essencial, afinal a saúde começa pela boca e o que seria dos dentes sem mim?

 

POTÁSSIO: Dentes? É o mínimo, eu o potássio é que sou o melhor, sem mim você fica desidratado. Já pensou seu corpo sem água?

 

NITROGÊNIO: Água quem está falando em água? , somos elementos químicos, eu o NITROGÊNIO é o que sou  melhor, afinal sou o gás em maior quantidade no universo.

 

OXIGÊNIO: Vocês querem parar! Eu é que sou o melhor, o essencial, o fundamental, OXIGÊNIO sem mim você não respiraria, ou seja, morreria.

 

NARRADOR: gente pare com esta discussão que não levará a lugar nenhum, vamos ouvir o gás HÉLIO.

 

HÉLIO: estava aqui só observando, eu o HÉLIO um gás nobre, mas acima de tudo humilde para ver que todos nós somos importantes para a saúde e o dia-a-dia do ser humano.

Nós não podemos agir sozinhos, temos que reconhecer que só conseguiremos realizar nossas funções porque agirmos juntos.

Sejam humildes e conscientes, aprendam que com a união de todos nós é que se formou a grande tabela periódica, fundamental para a vida no universo.

 











A diretora do CCVA- Sávia Andrade prestigiando o trabalho desenvolvido pelos alunos da 8ª A vespertino


 
A professora Rosimeire cardeal mediando o trabalho dos elementos quimicos da 8ª A vespertino

Nenhum comentário:

Postar um comentário