5ª A matutino 2013
fonte: Internet
SUGESTÕES DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O 6º ANO
ASSUNTOS: FORMA E ESTRUTURA DA TERRA, ROCHAS E SOLO
1. “A Terra apresenta basicamente três camadas
que representam diferentes espessuras e temperaturas. A temperatura aumenta de
fora para dentro, impossibilitando a presença humana nas profundidades do
interior.” (Projeto
Araribá – Geografia - 5ª série – 2006)
De acordo com o que você aprendeu e com
o texto acima, identifique as camadas que formam a TERRA:
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2. Um
agricultor, chamado Antonio, tem um sítio muito bonito, com várias plantações
e criação de animais. Um rio corta o sítio fornecendo água para plantas e
animais. Em torno desse rio existem várias árvores, que são visitadas por aves
e outros animais em busca de alimento.
Seu Antonio resolveu
cortar essas árvores para dar mais espaço para a pastagem do gado bovino.
Assinale a atitude de seu Antonio e escolha a alternativa
mais adequada:
( ) Ele está correto, pois o aumento da área
do pasto vai alimentar muitos animais.
( ) Ele está correto, pois as árvores podem
ser plantadas em outro local do sítio, sem prejuízo algum.
( ) Ele
está errado, pois sem as árvores, que compõem a mata ciliar, o solo poderá são
e acarretar graves prejuízos ao ambiente.
( ) Ele está correto, porque as árvores em
volta do rio só retiram água do solo.
3. Um agricultor que usar práticas menos agressivas ao
ambiente, mas que dêem também bons resultados.
Assinale
quais das técnicas apresentadas a seguir ele poderia usar:
( ) plantação em terraços
( ) retirada da mata ciliar
( ) monocultura ( ) queimadas
( ) plantação em curvas de nível ( ) adubo orgânico
Assinale a alternativa que se refere às rochas que dependem desses agentes para serem formadas:
( ) Rochas Magmáticas intrusivas ( ) Rochas Metamórficas
( ) Rochas Magmáticas extrusivas ( ) Rochas Sedimentares
5. (Saresp) Uma região apresenta um solo
raso, pobre, esburacado, sem vegetação. É possível afirmar que nele ocorreu:
( ) Adubação. ( ) Erosão por desmatamento. ( ) Rotação de cultura.
( ) Drenagem.
6. Leia e responda.
No
Brasil é comum o cultivo de cana-de-açúcar em grandes áreas. Após alguns anos
de sucessivos plantios, observa-se que o solo apresenta deficiência de alguns
nutrientes e faz-se necessária a utilização de adubos. Há uma maneira de evitar
esse esgotamento do solo.
Como se chama essa prática que evita o
esgotamento e como ela deve ser feita?
(
) Plantio em curvas de nível. Deve-se planejar o plantio de maneira que
a água de chuva e a de irrigação não corra morro abaixo, levando os nutrientes.
(
) Rotação de culturas. Devem-se
alternar culturas diferentes, periodicamente, utilizando-se de preferência
culturas de vegetais, como a soja e o feijão, que enriquecem o solo com
nitrogênio.
(
) Eliminação de queimadas. Sem as
queimadas a matéria orgânica é preservada no solo.
( ) Plantio de árvores.
7. Analise as seguintes medidas de
prevenção de doenças:
I. Usar calçados para caminhar sobre o
solo.
II. Usar luvas de proteção para
trabalhar com o solo e com ferramentas.
III. Manter as mãos sempre limpas,
principalmente ao manipular alimentos, beber água tratada e lavar bem os
alimentos, principalmente hortaliças.
Faça a relação entre as medidas e as
doenças que elas previnem:
(
) Tétano.
(
) Oxiurose.
( ) Amarelão.
8. Quem nunca tropeçou
em uma pedra? Essa palavra – pedra – é utilizada frequentemente no nosso
dia-a-dia, mas com esse sentido, não tem valor para a Ciência. No entanto,
algumas pedras, podem ser fragmentos de rochas. Responda, então:
a) O
que é Rocha?
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b)
Quais são os três tipos de rocha, quanto à origem?
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9. Você já reparou que nos vasos com terra existe um furo no
fundo? Qual a importância desse furo para as plantas?
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10. Qual é a alternativa usada para as
plantações em locais onde chove pouco ou as chuvas são mal distribuídas?
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11. Utilizando seus conhecimentos sobre rochas complete corretamente a CRUZADINHA abaixo:
1. Rochas formadas pelas transformações de outras sob grandes pressões e altas temperaturas.
2. O tipo mais comum de rocha magmática, formada de quartzo, feldspato e mica.
3. Um dos minerais que fazem parte da composição do granito e do gnaisse. Pode ser de algumas cores como preta, roxa e branco amarelado.
4. São agregados de minerais que ocorrem em grande extensão. É toda pedreira ou elevação.
5. Rochas primitivas de origem vulcânicas.
6. Rochas formadas pela deposição em sucessivas camadas do material decorrente da erosão de outras rochas.
1. | R | |||||||||||||||||
2. | O | |||||||||||||||||
3. | C | |||||||||||||||||
4. | H | |||||||||||||||||
5. | A | |||||||||||||||||
6. | S |
12. João Victor, resolveu fazer uma horta no
fundo de seu quintal. Para isso, seguiu as instruções de seu professor de
Ciências.
Henrique revolveu o solo e misturou
restos de hortaliças e frutos, que geralmente vão para o lixo.
Esperou o tempo recomendado, fez os
canteiros e semeou alface, agrião, tomate e rabanete.
Regou regularmente os canteiros e, após
alguns dias, verificou que as sementes estavam brotando.
Responda:
a) Como é chamada a prática que João Victor utilizou ao enterrar restos de vegetais?
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b) O que ocorre com os restos de
vegetais enterrados? Como isso acontece?
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c) Cite dois procedimentos importantes
que João Victor utilizou para o sucesso de sua horta.
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13. Um agricultor intercala milho e soja em plantios sucessivos
num mesmo terreno. Depois da colheita da soja, ele corta as plantas,
misturando-as com a terra, já pensando no plantio de milho do ano seguinte.
a) Que
técnica foi usada pelo agricultor?
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b)
Explique por que ele usou essa técnica.
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